Os serviços e programas socioassistenciais prestados pela Prefeitura em parceria com as entidades de Assistência Social da cidade foram ampliados e totalizam investimentos no valor de R$ 9,7 milhões para 2022, com um incremento em torno de R$1 mihão a mais que o previsto para 2021. Para garantir a continuidade dos serviços à população vulnerável, o prefeito de Americana Chico Sardelli assinou, nesta terça-feira (21), 21 termos de aditamentos de parcerias com 15 entidades de Assistência Social certificadas, que compõem a rede de execução indireta do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) para os próximos meses, sendo elas: APAM, COASSEJE, AAMA, Vila São Vicente de Paulo, BENAIAH, Lar da Mãe Esperança, Associação Vinde a Luz, APAE, CPC, Fonte Água Viva, SOMA, SESPA, Cruzada das Senhoras Católicas, Diaconia São Judas Tadeu e Casa de Dom Bosco.
Com essa ação, fica garantida a continuidade de 1.763 vagas de serviços e programas vinculados à Política Municipal de Assistência Social, que abrangem: os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e os Programas de Habilitação e Reabilitação de Pessoas com Deficiência na Proteção Social Básica; o Centro Dia para Pessoas com Deficiência e Idosas, o Serviço de atendimento à Adolescentes em cumprimento de socioeducativas de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade, o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) e o Programa de Defesa de Direitos à Convivência Familiar e Comunitária, com os Projetos de Apadrinhamento Afetivo e Apoio à Adoção na Proteção Social Especial de Média Complexidade; os Serviços de Acolhimento Institucional para crianças, adolescentes, mulheres, pessoas em situação de rua e pessoas idosas, República para Jovens e o Serviço de Família Acolhedora para crianças e adolescentes na Proteção Social Especial de Alta Complexidade.
“As entidades assistenciais prestam um serviço essencial e não tenho dúvida nenhuma de que efetivamente nos ajudam a atender aqueles que mais precisam. Fizemos este incremento para apoiar estes valorozos parceiros e reconhecer a importância deste trabalho, que agora está sendo ampliado”, declarou Chico.
Segundo a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) da Prefeitura de Americana, Juliani Hellen Munhoz Fernandez, a parceria com as organizações da sociedade civil é fundamental para a execução do SUAS na atenção à população em situação de vulnerabilidade e risco social. “O atendimento, acompanhamento e acolhimento dessas pessoas requer expertise, capacidade técnica e de pessoas com vocação e dedicação para cuidar dos que mais precisam. As entidades parceiras contemplam esses requisitos e são braços fortes da Secretaria na oferta de serviços de qualidade à população, que estão sob o nosso acompanhamento e supervisão. Sob o comando dessa administração Humana do nosso prefeito Chico Sardelli e do vice-prefeito Odir Demarchi, pretendemos cada vez mais aprimorar e ampliar essas parcerias, com foco na redução da desigualdade social, em ações de inclusão produtiva, no fortalecimento dos indivíduos e famílias para melhor cuidarem dos seus, e na melhoria da qualidade de vida da população”.