O prefeito de Americana, Chico Sardelli, e o secretário de Estado de Habitação, Flavio Amary, assinaram na tarde desta quinta-feira (16) o convênio para a construção de 28 casas do Programa Vida Longa, destinado às pessoas idosas que vivem sozinhas ou com vínculo familiar fragilizado, em situação de vulnerabilidade e risco social. O investimento previsto é de R$ 4,8 milhões.
A cerimônia de assinatura foi realizada no auditório Villa Americana, no Paço Municipal, e além de Chico e Amary, contou com as participações do vice-prefeito, Odir Demarchi, do presidente da Câmara Municipal, Thiago Martins; do secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano; Luiz Carlos Cezaretto, a secretária de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Juliani Hellen Munhoz Fernandes. Além dos vereadores Lucas Leoncine e Marcos Caetano. Estiveram presentes também o deputado federal, Vanderlei Macris, e o deputado estadual Dirceu Dalben.
De acordo com o projeto, as unidades terão equipamentos de acessibilidade, com área para atividades de lazer, horta e academia. Não haverá cobrança taxa de ocupação, nem contas de água e luz.
A área cedida pelo município para a implantação do condomínio está localizada na região do bairro Jaguari. Após a conclusão das obras, com investimento a fundo perdido, a prefeitura será a responsável pela gestão e manutenção do espaço. Para integrar o Programa os idosos devem ter renda de até dois salários mínimos, residir há pelo menos dois anos no município, além de terem autonomia para realizar tarefas diárias. A realização do projeto é da Secretaria de Estado da Habitação, Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social.
O secretário estadual destacou a articulação conjunta entre o prefeito e o deputado Vanderlei Macris para tornar o projeto uma realidade. “Esse projeto é uma parceria da família Macris e do Chico Sardelli. É a união e a força que fazem com que nós possamos governar para a população! Assinando esse convênio hoje, esse recurso já vai para a CDHU e é o tempo de fazermos a licitação, para começar a obra, eu acredito que mais 60 dias”, disse Amary.
O prefeito Chico Sardelli, voltou a destacar a responsabilidade da pessoa pública. “O homem público e a mulher pública têm a responsabilidade de ajudar a transformar a sociedade e é isso que estamos fazendo hoje. Vejo um governo preocupado com a habitação, com aqueles que mais precisam, assim como é em Americana. Eu tenho de destacar o empenho do deputado Vanderlei Macris em nos apoiar nesse projeto, o secretário nos abriu as portas com o apoio do deputado, e fica para nós o sentimento de gratidão ao governador João Dória, ao vice-governador Rodrigo Garcia. O povo de Americana merece o nosso esforço, a nossa gratidão e muita dedicação.Muito obrigado!”
“Trabalhamos nesse projeto incansavelmente e hoje anunciamos um programa tão importante para pessoas idosas e vulneráveis de Americana, este é um programa que faz parte do foco de investimento do plano de governo. Gostaria de agradecer pelo convênio firmado ao secretário Flávio Amary e, em seu nome, estender meus cumprimentos à senhora secretária de estado de Desenvolvimento Social, senhora Célia Paes, que em conjunto possibilitaram o desenvolvimento desse programa para atender pessoas que mais precisam”, disse Juliani.
“Serão casas para pessoas acima de 60 anos de idade, que não têm onde morar e em situação de vulnerabilidade, numa parceria com o Governo do Estado de São Paulo, visando promover condições dignas e privacidade ao idoso até o fim da sua vida. Tenho de destacar que o time da Habitação estadual se empenhou ao máximo para transformar esse projeto em realidade, e agradecer ao secretário Flávio Amary por isso. O prefeito sempre insistiu e cobrou que pudéssemos pensar nas pessoas que mais precisam, e o Vida Longa é fruto dessa insistência. Esse é um trabalho fruto do esforço de todos da prefeitura, que colaboraram com a Habitação Municipal para concretizá-lo. Não posso de destacar também do vereador Thiago Martins aqui presente que, junto com a Câmara aprovou esse projeto com celeridade para permitir que o assinássemos hoje”, disse Cezaretto.
O vice-prefeito, Odir Demarchi, destacou o trabalho conjunto de todos os envolvidos no projeto. “É um esforço conjunto de todos, desde os vereadores que permitiram o andamento deste projeto para a assinatura, passando pelos secretários que se esforçaram demais para transformar tudo isso em realidade até o Governo do Estado, que tem se empenhado com o apoio dos nossos deputados para trazer cada vez mais recursos para Americana. E Chico,meu prefeito Chico Sardelli, você é um lutador que tem feito muito pela nossa cidade”, destacou Odir.
O presidente da Câmara, Thiago Martins, colocou a Câmara à disposição. “É muita alegria poder receber um secretário num dia como hoje, tenho que parabenizar os deputados que fazem pela nossa cidade e ser bairrista, destacando o trabalho que é feito pelos deputados da nossa região em trazer melhorias para a nossa cidade. Eu, em nome de todos os vereadores, digo que a Câmara está de portas abertas sempre vendo o melhor para Americana”, disse.
O deputado estadual, Dirceu Dalben, destacou a importância do projeto para a moradia popular. “É um importante projeto que vai garantir mais dignidade aos idosos em situação de vulnerabilidade social. Parabenizo o secretário estadual de Habitação, Flávio Amary, e ao prefeito de Americana, Chico Sardelli, pela iniciativa e seguimos lutando para que mais cidades sejam contempladas”, disse.
“É uma alegria grande poder estar aqui novamente, tenho vindo sempre aqui para anunciar sempre uma série de ações para construir uma articulação de interesse da cidade. É isso que estamos fazendo, o Chico tem essa capacidade de articulação política, e temos também uma boa gestão do Estado, onde se fez a lição de casa e está aí, sendo locomotiva do desenvolvimento de São Paulo”, disse o deputado federal Vanderlei Macris.
Projeto
Lançado em outubro de 2019, o Programa Vida Longa integra a política habitacional do Estado e tem o caráter protetivo como Serviço do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) de República pessoas Idosas. As unidades terão cozinha, sala de estar e dormitório conjugados, banheiro e área de serviço. Os imóveis são projetados segundo parâmetros de acessibilidade do Desenho Universal, que estabelecem um conceito arquitetônico adaptável para permitir facilidade no uso da moradia por qualquer indivíduo com dificuldade de locomoção, temporária ou permanente.
Itens de segurança e acessibilidade constam no projeto, como barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, interruptores em quantidade e altura ideais, alarmes de emergência sonoros e luminosos, piso antiderrapante, entre outros. Recursos de acessibilidade também serão instalados nas áreas comuns para facilitar a locomoção e dar segurança e conforto ao idoso.
O Programa Vida Longa traz um conceito que busca agregar expressivo valor a todo o processo de socialização dos moradores. Por isso, os residenciais foram projetados para ter espaços comuns de convivência e lazer, com salão com refeitório e área para assistir televisão, área externa com churrasqueira e forno à lenha, aparelhos para atividade física, bancos de jardim, horta elevada e paisagismo.
Pessoas com 60 anos ou mais, preferencialmente sós e com vínculos familiares fragilizados, são o público alvo do programa. Os idosos devem ter renda de até dois salários mínimos, residir há pelo menos dois anos no município, além de terem autonomia para realizar tarefas diárias.
O Vida Longa é uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado da Habitação, a CDHU e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social,