Prefeitura cobra e CPFL confirma retirada de aguapés da represa de Salto Grande

Após diversas reuniões nos últimos meses entre representantes da Prefeitura de Americana, moradores da região da Praia Azul e a CPFL Renováveis, ficou definido que a empresa fará uma ação para remanejar as macrófitas, especificamente os “aguapés”, da represa de Salto Grande.

A retirada das plantas será feita através da comporta de superfície já existente na represa e a ação será feita em conjunto com o DAE para que as espécies tenham destino correto e não comprometam a captação de água em Americana.

O encontro aconteceu na sede da CPFL, em Jundiaí, e contou com a presença de um grupo de representantes do governo municipal: o secretários do Meio Ambiente, Odair Dias; de Obras e Serviços Urbanos, Adriano Camargo Neves; e do diretor geral do DAE, Carlos Cesar Gimenez Zappia.

“A reunião foi extremamente produtiva e positiva. A prefeitura estava cobrando essa limpeza e na próxima terça-feira (18) vamos todos na sede do Barco Escola para definir a programação das ações. Neste primeiro momento, vão ser retiradas grandes quantidades de aguapés via comporta e, paralelamente, estamos estudando e levantando custos para a instalação de bamboo log, uma barreira de bambu e cabos para fazer o afastamento das plantas da orla da Praia. O trabalho é complexo, mas a Prefeitura está empenhada e dedicada. Acredito que estamos no caminho certo para solucionar o problema”, disse o secretário, Odair Dias.

“Durante 20 anos de retirada mecânica dos aguapés não resolveu o problema, porque está atrelado ao saneamento, à poluição da água”, destacou o superintendente de Sustentabilidade da companhia, Fernando di Franco. A empresa contratou um estudo específico para a represa, que apontará as melhores formas de controle e retirada dos aguapés.

Participaram também da reunião o gerente de Meio Ambiente da CPFL, Daniel Dalbert, representantes da Praia Azul e dos Namorados, do Legislativo e do Barco Escola.

Rolar para cima