O prefeito de Americana, Omar Najar, assinou na última sexta-feira, um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente) que permitirá novas construções na região do pós-Anhanguera, por meio da instalação de dois viadutos sobre a rodovia, entre outras condições.
Pelo acordo, a prefeitura se comprometeu a realizar obras de melhoria de mobilidade urbana. Serão feitas as construções de dois viadutos ligando a região central ao pós-Anhanguera. O primeiro a ser construído será no km 124,1 ligando à Avenida Comendador Thomaz Fortunatto, com prazo de cinco anos para ser executado, com alvará de novas construções no entorno liberado e o “habite-se” condicionado ao cumprimento do cronograma de obras. Já o segundo viaduto tem previsão para construção em até 10 anos. A obra será construída sobre o km 122,5 ligando à Avenida Santino Faraone. A prefeitura já contratou a empresa responsável pela elaboração dos projetos para a construção e, em seguida, irá proceder com o processo de execução da obra.
As tratativas tiveram início há cinco anos e, desde 2015, foram retomadas para conclusão. “A satisfação só não é plena por não ter sido concluído no tempo ideal. Este TAC deveria ter sido assinado em 2014”, disse o promotor Ivan Carneiro, que considerou a administração como bem-intencionada no processo de resolução da questão.
O prefeito destacou o orgulho pela finalização do processo. “Tudo isso foi fruto de um esforço meu e da nossa equipe para realizar este acordo, que permitirá o desenvolvimento daquela região, muito importante para o município e para a mobilidade urbana”, disse Omar. No dia 11 de dezembro, o prefeito volta ao Gaema para firmar o aditamento de um novo TAC na área de tratamento de esgoto.