O prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho) confirmou nesta segunda-feira (13/03) que a 1ª Vara do Fórum local já emitiu a certidão de posse da área de 51 mil metros quadrados para construção da Represa Recanto 4. Trata-se da primeira nova represa municipal em mais de 30 anos. A área foi obtida pelo Município da Agro Pecuária Furlan S/A através de uma ação de desapropriação por utilidade pública (1000349-65.2023.8.26.0394), no valor de R$ 1.169.748,00.
Um oficial de Justiça e um procurador do Município estiverem recentemente no local, localizada na cabeceira do atual sistema de represas Recanto (formado por três reservatórios), para que a posse fosse imitida (o mesmo que “apossado”, “apropriado”, “empossado”) à Prefeitura.
O prefeito Leitinho havia autorizado o depósito judicial em pagamento pela área em fevereiro desse ano. O assunto é acompanhado “de perto” desde o início, também, pelo vice-prefeito Alessandro Miranda, o Mineirinho, pelo presidente da Coden Ambiental (empresa municipal responsável pelos serviços de Saneamento Básico), Elsio Bocaletto, e pela secretária de Assuntos Jurídicos da Prefeitura, Vania Cezaretto.
“É uma grande notícia para nossa população. Nova Odessa é reconhecida pelo seu sistema de represas, que garante uma água de qualidade e em quantidade, mas já fazia muito tempo que não se construa uma nova represa, e a população vem crescendo ano a ano. O único jeito de garantirmos a continuidade dessa segurança hídrica que temos é investir em novas represas. Eu e o Mineirinho estamos orgulhosos em cumprir com esse compromisso que assumimos com o nosso povo”, afirmou o prefeito Leitinho.
A área desapropriada pela Municipalidade através de uma ação judicial havia sido decretada como de utilidade pública por Leitinho em 30 de novembro de 2022, através do Decreto Municipal nº 4.644. O próximo passo, já em andamento, é a busca por recursos para a construção da barragem.
Ações da Coden Ambiental
Bocaletto lembrou que a Coden vem realizando uma série de medidas para assegurar a oferta de água bruta, como o desassoreamento da Represa Lopes, a limpeza das algas da Recanto 1, a construção da nova adutora entre a captação do Córrego Palmital e a ETA (Estação de Tratamento de Água) 1 e a própria conclusão da obra da ETA 2 (na Represa Santo Angelo, região do Salto Grande), inaugurada em fevereiro.
Para atender uma população de mais de 61 mil habitantes, a Coden conta com um sistema formado agora por sete represas – Recanto 1, 2 e 3, Lopes 1 e 2, Palmital e Santo Ângelo –, de onde são retirados hoje até 19 milhões de litros de água por dia. Também dispõe de cerca de 2,5 milhões de metros cúbicos de água bruta reservada e trata em média 16 milhões de litros diariamente, que são distribuídos a 25 mil residências e estabelecimentos por uma rede de mais de 282 km.
Já a sua rede de esgoto tem mais de 279 quilômetros de extensão e seu serviço de coleta de lixo recolhe cerca de 1,3 mil toneladas de resíduos por mês. Nova Odessa trata quase 100% do esgoto doméstico urbano gerado na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Quilombo, inaugurada em 2012.
*Informações – Prefeitura de Nova Odessa