O prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, autorizou nesta semana o início da reforma do CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Professor Walter Merenda, no Jardim Santa Rosa, beneficiando diretamente mais de 200 alunos e suas famílias. É a 20ª unidade da Rede Municipal de Educação a receber melhorias e reformas desde o início da atual gestão municipal, em 2021 (algumas mais de uma vez).
Apenas nesta reforma, a Prefeitura está investindo R$ 1.496.717,70. No total, as melhorias na infraestrutura da Rede Municipal já somam mais de R$ 6 milhões no período. Esta mesma unidade já havia sido incluída no cronograma de instalação de novo gradil através de contrapartidas, portanto é a segunda vez que ela é beneficiada na atual gestão.
A unidade é formada por dois prédios, e ambos serão reformados, assim como o refeitório. A estimativa é que as obras em cada complexo durem em torno de seis meses, ou seja, a reforma total vai levar um ano para ser concluída. A intervenção deve começar já em abril.
Segundo o secretário de Educação José Jorge Teixeira, durante o período de obras, os alunos da Pré-Escola (turmas de 4 e 5 anos) devem ser atendidos em outros locais. Inclusive, dependendo da distância, poderá ser oferecido transporte escolar gratuito partindo e chegando “na porta” do próprio CMEI diariamente, nos horários de rotina.
“Onde quer que seja definido o espaço provisório, será um local com toda a segurança e adequação para o atendimento dos alunos dessa faixa etária. Nosso objetivo com essa obra é promover um maior conforto e segurança para alunos e servidores, construindo uma Educação Pública de excelência com qualidade e equidade”, garantiu o dirigente.
OUTRAS REFORMAS
Desde o início de 2021, a Prefeitura de Nova Odessa já promoveu (ou promove) reformas em 20 unidades, incluindo a própria sede da Secretaria Municipal de Educação, na Avenida Carlos Botelho. Desde as últimas férias escolares de verão, nada menos que 15 creches e escolas estão passando por reformas estruturais, que garantem ambientes mais seguros e confortáveis para alunos, professores e servidores.
São elas: o CMEI Maria José Flauzino (a antiga creche “Toca do Coelho”, no Jardim São Jorge), CMEI Mercedes Ladeira Brazilino (no Parque Residencial Klavin), CMEI Padre Renato Grazioso Marchioro (antiga creche “Padre Renato”, no Jardim Alvorada), CMEI Penha Maria Pires de Andrade Miranda (no Jardim Santa Luiza 2), CMEI Profª Apparecida Rodrigues Prata (no Jardim São Francisco), CMEI Profª Maria Cecília Borriero Milani (no Green Village), CMEI Profª Maria Estela Diniz Gazzetta (no Jardim Capuava) e o CMEI Prefeito José Mário de Moraes (Jardim Santa Rita 2).
Entre as unidades de Ensino Fundamental, estão em reforma a EMEF Profª Almerinda Delegá Delben (no Parque Klavin), EMEF Profª Alzira Ferreira Delegá (no Green Village), EMEF Profª Augustina Adamson Paiva (no Jardim São Francisco), uma nova reforma mais ampla na EMEF Profª Salime Abdo (no Jardim Alvorada), a EMEFEI Paulo Azenha (na Vila Azenha) e EMEFEI Profª Theresinha Antônia Malaguetta Merenda (2ª intervenção).
Somando-se às quatro unidades reformadas entre 2021 e 2022 (as EMEFs Dante Gazzetta, Professora Salime Abdo e Professora Haldrey Michelle, além da antiga Escola do Jardim São Manoel) e as outras duas obras iniciadas anteriormente (no CMEI Padre Victor Facchin Canossiano, no Jardim São Manoel, e na EMEF Professora Theresinha Antonia Malaguetta Merenda, no Jardim Bela Vista – 1ª intervenção), a atual gestão já promoveu melhorias em 21 unidades (mais 80% da Rede), no maior programa de recuperação de Unidades Escolas da história da cidade.
“Melhorar nossas escolas era uma prioridade da nossa gestão e uma missão do secretário José Jorge e do secretário-adjunto Assis das Neves Grillo, que estamos conseguindo atender”, salientou o prefeito Leitinho recentemente.
*Informações – Prefeitura de Nova Odessa