Prefeitura disponibiliza terminal de autoatendimento do Americana Inteligente

A Prefeitura disponibiliza, no térreo do Paço Municipal, um terminal de autoatendimento para a solicitação de serviços públicos dentro do Programa Americana Inteligente, sistema de tramitação digital de documentos adotado pelo município. O guichê fica no Setor de Protocolo, e é mais uma opção oferecida às pessoas que, por algum motivo, não tenham feito a solicitação em casa ou através do celular.

 

“Nós incentivamos ao máximo que o cidadão faça o pedido on-line, pelo site ou pelo aplicativo, via celular, pois além da interface ser intuitiva e muito fácil de usar, evita que o cidadão tenha que se deslocar até a prefeitura, economizando tempo e agilizando o atendimento. Mas se por algum motivo o cidadão não tiver computador em casa ou precisar escanear um documento para fazer o pedido, pode vir à prefeitura e fazer todo o processo no guichê de autoatendimento”, explicou o gestor do programa Americana Inteligente, Eduardo Cesar Samogin Spilla.

 

O Americana Inteligente oferece 781 serviços digitais, em que a tramitação de processos ocorre sem o uso de papel. Desde que foi implantado, o programa gerou uma economia de R$ 1,2 milhão em folhas que deixaram de ser impressas. O sistema também reduziu o tempo de resposta aos pedidos. A obtenção de inscrição municipal para abertura de empresas, por exemplo, passou de um prazo de 10 dias para 24 a 48 horas.

 

“O Programa Americana Inteligente está em constante evolução para atender os americanenses com a agilidade que eles demandam do Poder Público, dentro da proposta do prefeito Chico Sardelli de construir uma Americana Inteligente e Humana para todos. O guichê é mais uma opção de atendimento ao cidadão, que também pode solicitar serviços pelo celular, de sua casa ou escritório”, declarou o secretário de Administração, Eduardo Flores.

 

O Paço Municipal fica à Avenida Brasil, 85, no Centro. Se preferir, o cidadão pode contar com a ajuda de um servidor municipal para registrar sua solicitação de forma presencial.

Foto: Marilia Pierre

Rolar para cima