Começou nesta segunda-feira (22) a Oficina de Fantoches – Do Criar ao Doar, realizada na Casa do Conto pela Prefeitura de Americana, por meio das secretarias de Cultura e Turismo e de Educação. A participação é gratuita e a atividade é coordenada pela professora Cristina Lazaretti, a Tininha.
Ao todo, são 48 alunos divididos em turmas de 12 participantes. Eles recebem todo o material para a produção dos personagens.
“As atividades foram pautadas na concepção de que o processo de aprendizagem é contínuo e ocorre de forma interativa entre o sujeito e o meio, e também das relações deste com outros, num âmbito sócio-cultural e histórico. Sob orientação do prefeito Chico Sardelli, temos intensificado as formações e capacitações dos profissionais para oferecer cada dia mais qualidade no ensino da rede municipal de educação de Americana”, declarou o secretário de Educação, Vinicius Ghizini.
Para a secretária de Cultura e Turismo de Americana, Marcia Gonzaga Faria, as atividades realizadas na Casa do Conto resgatam a magia da contação de histórias. “O estímulo ao lúdico, através de linguagens verbais e não-verbais, promovido pelo teatro de fantoches, é uma ferramenta essencial para a produção de arte e cultura, que reverbera no futuro dessas crianças. É uma satisfação contar com a parceria da Seduc na promoção de atividades na Casa do Conto”, destacou.
A Casa do Conto está localizada à Avenida Carioba, 113 e faz parte do Complexo Industrial de Carioba, tombado pelo Condephaat e Condepham, como Patrimônio Histórico de Americana, e está sob a tutela da Secretaria de Cultura e Turismo. A parceria entre as secretarias de Cultura e Turismo e de Educação viabiliza a realização do projeto.
Foto: Marilia Pierre