A Secretaria de Saúde de Americana realizou, palestras sobre o autocuidado em relação à saúde mental com o tema “Cuidando de quem cuida”, ministradas pela enfermeira Paula Reimão, supervisora da rede de saúde mental do município. A ação fez parte do Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção contra o suicídio.
O evento teve a participação de profissionais da rede de atenção básica, como enfermeiros, técnicos, auxiliares, psicólogos, assistentes sociais, entre outros.
De acordo com a palestrante, o objetivo foi promover a reflexão sobre o autocuidado, “resgatando o olhar para dentro de si, o qual se perde muitas vezes na rotina do dia a dia”, ao se referir ao ritmo intenso e muitas vezes estressante dos profissionais que lidam com a assistência à saúde da população. “Durante a palestra, pudemos nos olhar de forma generosa, dividir sentimentos e sensações e refletir sobre nossos propósitos de vida”, comentou Paula.
Outro grupo de profissionais da rede básica foi conscientizado sobre a temática do Setembro Amarelo, com a palestra intitulada “O Sentido da Vida”, ministrada pela psicóloga Maria Ester Souza Campos, servidora da Secretaria de Saúde.
Ela também explanou o tema aos funcionários do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Americana . “É importante refletir sobre situações que parecem labirintos sem saída, mas que, ao mesmo tempo, contêm em si a possibilidade de serem superadas”, refletiu Maria Ester.
Foto: Divulgação