O Mês da Mulher traz mais uma oportunidade para as mulheres ficarem em dia com os seus exames. A partir desta terça-feira (13) tem início o Programa “Mulheres de Peito” (Carreta de Mamografia) em Santa Bárbara d’Oeste. A iniciativa é realizada pela Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Prefeitura, e segue até o dia 28 com atendimentos gratuitos e abertos para mulheres de outras cidades da região.
Os atendimentos serão na Casa de Maria, localizada na Rua Mococa, 510, no Jardim Laranjeiras. Vale ressaltar que em Santa Bárbara d’Oeste não existe fila de espera para o exame de mamografia e que as mulheres barbarenses também podem continuar agendando o exame nas Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Referência em Saúde da Mulher, mediante solicitação da enfermeira ou consulta médica.
O Programa “Mulheres de Peito” tem o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância da realização do exame de mamografia, assim como a facilidade do acesso ao mesmo, por meio da agilidade de agendamento e garantia do tratamento após a confirmação do diagnóstico. Serão atendidas mulheres acima de 50 anos, mediante apresentação de RG e cartão SUS. Já as mulheres de 35 a 49 anos deverão estar munidas de pedido médico, cartão SUS e RG.
Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, para atendimento no mesmo dia e com distribuição de 50 senhas diárias. No sábado, o atendimento será das 9 às 12 horas, para atendimento também no mesmo dia com distribuição de 25 senhas. A iniciativa tem apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Santa Bárbara d’Oeste e Associação Casa de Maria.
Mês da Mulher
Durante todo o mês de março, as mulheres barbarenses têm à disposição diversos serviços gratuitos relacionados à Saúde da Mulher. As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e o Centro de Referência em Saúde da Mulher (Rua XV de Novembro, 1.157 – Centro) realizam solicitações de mamografia e coleta de papanicolaou, além de decoração especial, entrega de materiais informativos e Salas de Espera Ativa e palestras alusivas ao tema. Para ter acesso aos serviços, basta comparecer à unidade mais próxima da residência e verificar o cronograma com os atendimentos e ações disponíveis.