A Receita Federal prevê pagar R$ 139 milhões no terceiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2023, na região de Campinas (SP). A consulta abre às 10h desta segunda-feira (24), em site, e o valor contempla 107 mil contribuintes dos oito municípios atendidos pela unidade regional, entre elas as cidades de Hortolândia e Sumaré.
O pagamento está programado para 31 de julho. Deste total, R$ 134,7 milhões são referentes às declarações do IRPF 2023, e o restante do valor é a soma de lotes residuais da região desde 2010.
Quem vai receber?
Entre os contemplados do 3º lote estão contribuintes prioritários, como idosos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério e, por fim, àqueles que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX.
O pagamento
De acordo com a Receita, o pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX.
Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
“Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos)”, orienta a Receita.
Ainda segundo a Receita Federal, se por algum motivo o contribuinte não resgate o valor da restituição no prazo de um ano, poderá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Lotes das restituições
- 31 de julho;
- 31 de agosto;
- 29 de setembro.
*Informações – G1 Campinas e Região