As reclamações contra empresas de telemarketing aumentaram significativamente nas três maiores cidades da região de Campinas em 2023, conforme dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Em comparação com 2022, Campinas (SP) registrou um aumento de 12% nas queixas, enquanto Indaiatuba (SP) apresentou um impressionante crescimento de 109%. Sumaré (SP) teve uma oscilação de 43%.
Até o dia 29 de setembro de 2024, os números de reclamações são os seguintes: Campinas contabiliza 162 queixas, Indaiatuba 31 e Sumaré 25. Esses dados refletem uma crescente insatisfação dos consumidores com as ligações indesejadas e práticas abusivas por parte das operadoras.
Como Registrar uma Reclamação?
De acordo com a Anatel, todo consumidor tem o direito de registrar uma reclamação quando perceber que as operadoras não estão cumprindo as normas. O procedimento recomendado é que a queixa seja inicialmente direcionada à própria operadora e, se necessário, à sua ouvidoria. Apenas se o problema persistir, o cliente deve então registrar a reclamação na Anatel.
As reclamações podem ser feitas através do sistema Anatel Consumidor na internet ou pelo telefone 1331.
Nova Medida da Anatel
Em uma tentativa de combater o incômodo gerado pelas ligações de telemarketing, a Anatel anunciou nesta semana uma nova medida. A agência proibiu que as empresas utilizem números diferentes para realizar chamadas, com o intuito de evitar que elas burlassem os sistemas de bloqueio e diminuíssem os golpes. As empresas que desrespeitarem essa regra poderão ser multadas em até R$ 50 milhões.
Dicas para Lidar com Ligações Suspeitas
A Anatel recomenda algumas práticas para os consumidores que recebem ligações suspeitas:
- Atenda e fique em silêncio: Caso o número seja desconhecido, atender e permanecer em silêncio pode evitar que sua voz seja capturada por sistemas de inteligência artificial.
- Desligue se não interessar: Se a ligação não for de seu interesse, desligue imediatamente. A Anatel contabiliza ligações de até 6 segundos, e empresas que acumulam muitas chamadas curtas podem ser multadas.
- Utilize o “Não me Perturbe”: O governo federal oferece a plataforma “Não me Perturbe”, que permite aos consumidores bloquear ligações de marketing indesejadas.
Com essas informações, os consumidores podem se proteger melhor contra as práticas abusivas de telemarketing e buscar seus direitos de forma mais efetiva.