Na próxima segunda-feira (25), Americana e os municípios circunvizinhos darão início à campanha de vacinação contra a gripe, seguindo o calendário determinado pelo Ministério da Saúde, que este ano antecipou a ação, habitualmente realizada entre abril e maio.
Em Americana, a vacinação ocorrerá em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Para receber a dose, será necessária a apresentação de documento pessoal, CPF ou Cartão SUS, além de comprovante de pertencimento ao grupo elegível.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carla Britto, enfatiza a importância da vacinação, destacando que a imunização é fundamental para prevenir casos graves e óbitos decorrentes da gripe.
Além de Americana, outros municípios da Região do Polo Têxtil, como Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odessa, também iniciarão a campanha na segunda-feira, divulgando os locais de aplicação das doses nesta sexta-feira.
A antecipação da campanha foi motivada pelo aumento da circulação de vírus respiratórios no país, conforme anunciado pelo Ministério da Saúde em fevereiro.
A vacinação contra a gripe é destinada aos seguintes grupos, conforme a Prefeitura de Americana:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Idosos
- Gestantes
- Puérperas
- Professores e demais profissionais que atuem dentro de instituição escolar (pública ou privada)
- Indígenas não aldeados
- Trabalhadores da saúde
- Pessoas com deficiência permanente
- Adolescentes em medidas socioeducativas
- População privada de liberdade
- Pessoas com comorbidades
- Integrantes das Forças Armadas
- Pessoas em situação de rua
- Integrantes das Forças de Segurança e Salvamento
- Caminhoneiros
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário
- Trabalhadores do setor portuário