O presidente da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e também prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia, reuniu-se nesta segunda-feira (18) com o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, para a discussão de uma possível parceria entre o Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento Metropolitano) e a universidade, visando a aquisição de um novo radar meteorológico para a região.
O encontro realizado em Campinas, e que contou também com a participação da vice-reitora Teresa Dib Zambon Atvars, buscou estabelecer diretrizes para a utilização e a garantia de benefícios para os 20 municípios da RMC com a possível instalação do novo radar, que substituiria o atual já instalado na Unicamp – este que é itinerante e que deixará o Estado de São Paulo para operar no Sul do País.
O novo radar meteorológico terá o papel de informar sobre eventos extremos, prevendo tempestades severas e auxiliando nas ações das Defesas Civis Municipais de toda a RMC.
Durante o encontro, o presidente da RMC informou que já há uma reserva aprovada de R$ 1 milhão de recursos do Fundocamp para a aquisição do equipamento, além da discussão para a complementação com mais R$ 2 milhões.
“Vemos esse investimento com bons olhos pelo benefício que ele pode trazer a todos os 20 municípios da RMC e suas Defesas Civis, para a atuação nas ocorrências climáticas e também na redução de riscos à vida. Queremos também garantir a contrapartida de um sistema cada vez mais ágil para que a informação chegue em tempo para uma resposta eficiente dentro de cada município”, destacou o presidente da RMC, Denis Andia.
“Temos interesse em todo o projeto para ampliar ainda mais as parcerias com as Prefeituras. Queremos um sistema que atenda os municípios com agilidade, tendo de fato uma comunicação efetiva”, acrescentou o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel.