A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste pretende economizar com a implantação do “Poupatempo Municipal”, um prédio que reunirá diversos serviços administrativos a ser construído ao lado do novo Terminal Urbano.
A nova estrutura comportará os setores que oferecem serviços diretamente ao cidadão, além da aquisição de equipamentos, mobília, veículos e capacitação de funcionários públicos. Permitirá também a implantação de programas de alta tecnologia nas áreas de transmissão de dados e gerenciamento eletrônico de documentos, interligando as unidades municipais, por meio de uma rede de fibra ótica. Com isso, o Município será capaz de implantar, através dessa infovia, um conceito de cidade inteligente, melhorando a gestão pública e os serviços à população barbarense.
Com a junção dos setores em um único prédio o Município economizará cerca de R$ 4 milhões por ano, principalmente com a redução de aluguel e despesas com telefone.
Para colocar em prática o projeto, em 2015 a Câmara Municipal aprovou lei autorizando o Município a contrair financiamento no valor de R$ 20,3 milhões, junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social), para execução do Projeto de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT).
Com a atualização do projeto estrutural, necessária para a inclusão de equipamentos com tecnologia mais moderna, iluminação por LED, climatização, entre outros, um projeto de lei foi encaminhado à Câmara Municipal para apreciação dos vereadores, suplementando em R$ 9 milhões a lei já aprovada em 2015.