Santa Bárbara realiza a 2ª edição do “Projeto Recitar” para celebrar os 200 anos

Incentivar a composição de poemas em comemoração ao bicentenário de Santa Bárbara d’Oeste, bem como despertar e cultivar o interesse pelas obras poéticas da Língua Portuguesa e valorizar novos talentos literários barbarenses. A Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, realizará em maio a 2ª edição do “Projeto Recitar – a palavra em Verso Vivo”, com foco nos 200 anos do Município.

O Concurso de Encenação de Poesias é voltado aos estudantes barbarenses de Escolas Municipais, Estaduais e Particulares, englobando o Ciclo I e II, Ensino Médio e Técnico, além dos grupos barbarenses de teatro que participarão em categoria própria ou como convidados.

 “Em comemoração a essa data tão especial, os poemas de autores barbarenses terão que ser compostos obrigatoriamente com o foco no bicentenário da nossa cidade. Para tanto, seus autores poderão buscar inspiração na história de nosso município, nas suas personalidades históricas, na sua gente, nos pontos turísticos existentes e nos que já existiram, em seus casos e ‘causos’, seu desenvolvimento econômico e crescimento populacional, suas tradições, seus aspectos e qualidades geográficas, tudo o que possa enaltecer nossa cidade nos seus dois séculos de existência”, explicou o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix.

 

As apresentações serão realizadas nos dias 8, 9, 10 e 11 de maio, da seguinte forma:

– dia 08 (3ª feira) – Categoria Infantil, destinada aos alunos do 5º Ano do Ciclo I;

– dia 09 (4ª feira) – Categoria Juvenil, destinada ao Ciclo II que abrange alunos do 6º ao 9º ano que deverão ser integrados num único esquete;

– dia 10 (5ª feira) – Categoria Ensino Médio e Técnico cujos alunos participantes também deverão ser integrados num único esquete;

– dia 11 (6ª feira) – Categoria Grupos de Teatro, destinada aos grupos barbarenses de teatro profissionais e/ou amadores, inclusive extensivo aos grupos vinculados à Cultura Popular e à Instituições Religiosas.

 

As inscrições serão abertas de 2 a 13 de abril. As escolas e os grupos de teatro deverão preencher a “Ficha de Inscrição” que estará disponível no site da Prefeitura, na guia Cultura e Turismo, e entregá-la no Teatro Municipal Manoel Lyra (Rua João XXIII, 61 – Centro) – acompanhadas de seus devidos anexos – à atenção de Almir Pugina ou Lays Ramires.

Poderão participar, no máximo, até 10 escolas e grupos por categoria. O critério será a ordem das inscrições, obedecendo hora e data. Caso o total de inscritos exceda esse número, será criada uma lista de suplentes, também obedecendo a hora e o dia da inscrição, para caso haja alguma desistência entre os 10 primeiros inscritos.

As ordens das apresentações dos esquetes das quatro categorias serão definidas por sorteios no dia 17 de abril, às 10 horas, no Teatro. Os ensaios dos esquetes serão agendados para serem realizados nos dias 2, 3 e 4 de maio com horários definidos durante os sorteios.

As categorias serão subdivididas em dois gêneros: Poemas de Autores Barbarenses e Poemas de Autores Consagrados, obrigatoriamente em Língua Portuguesa, não podendo tratar-se de uma tradução de poema de língua estrangeira.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3464-9424 ou pelo e-mailteatro.cultura@santabarbara.sp.gov.br.

Rolar para cima