No papel, a região de Campinas (SP) encontra-se no outono desde 20 de março de 2024. Só que passados dois meses, as temperaturas mais amenas da estação ainda não deram as caras por aqui. Mas isso deve mudar com a chegada de duas frentes frias a partir desta sexta-feira (24), e modelos meteorológicos indicam que os termômetros podem chegar aos 10º C no meio da próxima semana.
🌡Depois de uma onda de calor prolongada, com temperaturas acima das médias históricas, o clima mais frio, enfim, deve ganhar força por aqui.
“Outras frentes frias não conseguiram avançar por conta da massa de ar quente. Mas essas vão ter um avanço continental, e a massa de ar frio vai ser mais evidente”, explica Bruno Bainy, pesquisador do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas da Unicamp.
#TBT ⛄
❄ É até difícil de lembrar, mas há dois anos, a região vivia dias com mínimas históricas. Campinas, por exemplo, registrou 4,3º C, a menor temperatura para maio desde 1990.
Segundo Bainy, o frio nesta reta final de maio não será tão intenso como o de 2022, mas que há sinais de que será preciso tirar o agasalho do guarda-roupa.
“Os indicativos são de que em meados da próxima semana, a mínima possa chegar a 10º C. Serão duas frentes frias, uma chegando entre sexta à noite e sábado, que permanecerá estacionária no estado de São Paulo até segunda, e uma outra frente fria chegando entre terça e quarta, mas que vai fazer uma passagem mais direta, com impacto na temperatura maior”, explica.
Vento e chuva… 🌨
Para este fim de semana, o meteorologista da Unicamp aponta que a região de Campinas vai sentir a mudança no clima com ventos mais intensos, nebulosidade e chuva.
“As temperaturas ainda não vão cair tanto, vamos estar na borda da massa de ar frio, mas vai ser um impacto perceptível. As máximas não sobem, e deve ter uma pequena amplitude térmica. Já na próxima semana, o ar frio deve entrar um pouco mais, e pode ser que tenha alguma noite de céu mais claro que proporcione maior queda das temperaturas”, completou o meteorologista.