O Serviço de Assistência Especializada em Infectologia (SAE) realizou, entre os dias 24 e 25 de maio, na FAM (Faculdade de Americana), uma capacitação sobre teste-rápido em DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) para enfermeiros da Rede Municipal de Saúde de Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odessa.
De acordo com a enfermeira coordenadora do programa DST/AIDS do município, Marinilze Rodrigues da Silva Giubbina, o evento teve como objetivo atender ao programa da Rede Cegonha, que orienta as gestantes a realizarem os testes o mais precocemente possível. A capacitação também serviu para melhorar o diagnóstico e tratamento, bem como a inserção dos indivíduos nos serviços de Saúde, com o acompanhamento e tratamento adequados para as doenças sexualmente transmissíveis, entre elas o HIV, a Sífilis e as Hepatites B e C.
Os profissionais tiveram aulas teóricas que incluíram aconselhamento pré e pós-teste, formas de prevenção, aspectos gerais das DSTs, conceito de acolhimento, entre outros assuntos. Os enfermeiros também foram submetidos às aulas práticas que abordaram a interpretação de exames sorológicos para HIV, Sífilis e Hepatites e demonstração prática dos testes.