Secretaria de Assistência Social inicia visitas nas unidades públicas e privadas do SUAS

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura de Americana iniciou as visitas nas unidades públicas e privadas, entidades vinculadas ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que prestam serviços no município. Com o objetivo de fortalecer e acompanhar de perto os trabalhos desenvolvidos em prol da população e das famílias com vulnerabilidade social, a secretária da pasta, Juliani Hellen Munhoz Fernandes, esteve na última terça-feira (26), na Associação Vinde à Luz.

O Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) e o Serviço de Acolhimento Institucional para adultos do sexo masculino são ofertados pelo SUAS, em parceria com a Associação Vinde a Luz. Referenciados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), os serviços atendem pessoas em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social, principalmente as que se encontram em situação de rua.

“Temos que fortalecer os vínculos e as parcerias com as entidades públicas e privadas do SUAS para que possamos atender as demandas existentes no município e prestar um trabalho de qualidade à população”, disse a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos.

Participaram da reunião na Associação Vinde à Luz, a secretária de Assistência Social, diretora de Assistência Social e Direitos Humanos, Beatriz Betoli Bezerra, Claudio Spinelli Kurain, coordenador do Serviço de Acolhimento, Lucimara Pinho Pinto Guimarães, assistente social do acolhimento, Augusto Roberto, presidente da Associação Vinde a Luz e Tayne Amabile Cichelli, coordenadora do SEAS.

Abordagem e referenciamento

De acordo com dados da Secretaria, no primeiro semestre de 2020 foram abordadas e referenciadas pelo SEAS mais de 600 pessoas em situação de rua e 350 que passaram pelo Serviço de Acolhimento Institucional no último ano, serviço que mantém atualmente 50 vagas continuadas, podendo chegar a até 70 vagas em situação emergencial.

As equipes de trabalho são compostas por assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais, pessoal administrativo e de limpeza. O trabalho do SEAS se constitui na abordagem das pessoas em situação de rua, mendicância, em exploração do trabalho infantil dentre outras situações de risco que ocorrem nas vias públicas, com referenciamento e encaminhamento necessários para propor a mudança na condição de vida.

Dentre as medidas adotadas pelo serviço estão o apoio às necessidades básicas imediatas, o encaminhamento com retorno para a família ou cidade de origem, inclusive com o custeio de passagem se for o caso, o encaminhamento e suporte para acesso ao atendimento pelos serviços públicos, como saúde,  educação, habitação, documentação, programas de transferência de renda e o acolhimento institucional.

No Serviço de Acolhimento Institucional, a pessoa passa a residir temporariamente no abrigo, com suporte e acompanhamento da equipe multidisciplinar que trabalha com o público para superação das situações de vulnerabilidade pessoal e reinserção social. Atualmente o serviço conta com 51 acolhidos, sendo que cada um ajuda no cuidado do espaço físico e vários deles estão conseguindo ser inseridos no mercado de trabalho.

Para informar sobre pessoas em situação de rua, mendicância ou exploração do trabalho infantil nas vias públicas, o telefone do SEAS é o 99632-5032 e o e-mail abordagemam@vindealuz.com.br.

O Serviço de Acolhimento Institucional atende pelo telefone 3406-3655 e e-mail abrigoam@vindealuz.com.br.

Mais informações nos sites www.americana.sp.gov.br (no link Assistência Social) e www.vindealuz.com.br.

Rolar para cima