As secretarias de Fazenda e de Planejamento de Americana apresentaram, na manhã desta terça-feira (17), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2019, um instrumento que determina as metas e prioridades da administração pública e norteia a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). A apresentação ocorreu no plenário da Câmara Municipal e era aberta para a população em geral. Para o ano que vem, a Administração Municipal estabeleceu um orçamento de R$ 842.579.600,00.
Este valor já havia sido apresentado em abril do ano passado, quando foi realizada uma audiência para a discussão do PPA (Plano Plurianual) 2018/2021, que estabelece as políticas públicas para o período de quatro anos.
O valor total da LDO 2019 foi dividido entre os vários órgãos da Administração da seguinte maneira:
– Gabinete do Prefeito – R$ 4.460.000,00;
– Controladoria Geral – R$ 802.000,00;
– Secretaria de Negócios Jurídicos – R$ 5.739.000,00;
– Secretaria de Governo – R$ 1.228.000,00;
– Secretaria de Administração – R$ 19.164.100,00;
– Secretaria de Fazenda – R$ 68.243.000,00;
– Secretaria de Planejamento – R$ 6.947.000,00;
– Secretaria de Cultura e Turismo – R$ 15.650.000,00;
– Secretaria de Educação – R$ 174.682.000,00;
– Secretaria de Esportes – R$ 14.880.000,00;
– Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano – R$ 4.095.000,00;
– Secretaria de Meio Ambiente – R$ 8.418.600,00;
– Secretaria de Ação Social e Desenvolvimento Humano – R$ 16.664.300,00;
– Secretaria de Saúde – R$ 133.480.100,00;
– Secretaria de Obras e Serviços Urbanos – R$ 80.177.200,00;
– Câmara Municipal – R$ 28.902.000,00;
– Departamento de Água e Esgoto – R$ 97.108.000,00;
– Fundação de Saúde de Americana – R$ 48.643.100,00;
– Guarda Municipal de Americana – R$ 44.720.200,00;
– Ameriprev – R$ 68.576.000,00.