Secretaria de Meio Ambiente aborda Outubro Rosa na escola Ornella Sacilotto

A equipe da Secretaria de Meio Ambiente (SMA) da Prefeitura de Americana realizou, nesta quarta-feira (26), uma ação educativa com os alunos do ensino médio da Escola Estadual Ornella Rita Ferrari Sacilotto, no Parque Universitário. A ação teve como tema o “Outubro Rosa” e a interface da saúde ambiental com a saúde pública, segundo a diretora de Educação Ambiental e Planejamento, Kátia Birke.

Foram abordados o conceito de sustentabilidade com a ótica social, ambiental e econômica, os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), a correlação de doenças com poluição, a importância da agricultura sustentável e orgânica para o meio ambiente e saúde da população, as mudanças climáticas e suas causas e efeitos.

“Também foram destacadas as questões de enfrentamento no município, como o descarte irregular, queimadas, poluição sonora e poda drástica. Com enfoque no trabalho educativo foram abordados temas sobre a coleta seletiva, compostagem e arborização urbana”, ressaltou a diretora Kátia.

Participaram da ação 25 líderes de classe e clubes estudantis que serão responsáveis pela sensibilização de todos os alunos do ensino médio. Serão impactados com a ação 268 alunos.

O secretário de Meio Ambiente, Fabio Renato de Oliveira, falou sobre a importância da formação de agentes multiplicadores das informações para que mais pessoas possam ser sensibilizadas e conscientizadas sobre os temas. “Agradecemos a parceria com a escola, os alunos e todos os envolvidos, pois por meio desta ação poderemos ampliar as ações junto à comunidade, sensibilizando mais pessoas”, disse.

A atividade prossegue com a participação dos alunos do ensino médio no plantio de dois ipês rosa, em homenagem ao “Outubro Rosa”, e eles vão  apadrinhar as mudas que plantarão com suas famílias. Os alunos da escola também participaram da enquete “As árvores mais bonitas de Americana”.

 A professora de biologia Marcela Tibola Urban e a diretora da escola Wanderleia Maria de Andrade participaram da ação.

 

Foto: Divulgação

Rolar para cima