Após concluir a etapa de plantios de mudas e girassóis no Jardim do São Roque, a Secretaria de Meio Ambiente, por meio da Unidade de Educação Ambiental, realizou na sexta-feira passada (7), a primeira visita monitorada ao local com 100 alunos da EMEI Patativa. A ação compreendeu ainda atividades lúdicas, contação de histórias e apresentação de vídeo sobre a criação do Jardim. Após a visita, os alunos foram até a Casa da Criança Juriti e fizeram um juramento para proteger e cuidar do meio ambiente, além de receberam os certificados de protetores do meio ambiente e mensagens sobre o girassol.
O Jardim do São Roque fica em um terreno ao lado da Casa da Criança Juriti e se tornou um local de visitação e canal para ações de educação ambiental disponível para receber a visita de escolas da cidade. De acordo com a equipe da Unidade de Educação Ambiental, estão previstos para 2019 novas parcerias para a instalação de captação de água de chuva, instalação de play ground e a realização do projeto Espaço Árvore que identificará espécies arbóreas nativas.
“Agradeço o apoio dos voluntários, que se empenharam, abraçaram a idéia e conseguiram, junto da Prefeitura de Americana, revitalizar o terreno, que estava inabitável. O Jardim do São Roque se tornou um exemplo e vamos continuar investindo no projeto em 2019 para disseminar a proposta e incentivar outras comunidades a fazerem o mesmo”, disse o secretário de Meio Ambiente, Odair Dias.
O projeto Jardim São Roque foi realizado através da ação conjunta entre a Secretaria de Meio Ambiente, Casa da Criança Juriti e E. E. Prof. Marcelino Tombi e contou com a parceria do Parque Aimaratá, Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, comissão de pais das escolas e da população do bairro Jardim São Roque. Os organizadores contaram também com contribuições da Organização Ações Sementinhas, Rafers Limpeza, Parque Ecológico Municipal de Americana, Rafaela Decorações, JC Tomazele, Fazenda Brejo Alegre, REAMA, Academia Trindade, Fundação Mokiti Okada, Nossa Horta Orgânica, Unidade de Limpeza Pública, Unidade de Parques e Jardins e Secretaria de Planejamento.
“Agradeço imensamente a colaboração de todos e a Secretaria de Meio Ambiente está aberta para novas parcerias. Juntos podemos fazer a diferença”, disse a coordenadora da Unidade de Educação Ambiental, Kátia Birque.
A visita monitorada com a Emei Patativa encerra as atividades da Unidade de Educação Ambiental deste ano e os agendamentos para 2019 poderão ser feitos a partir da segunda quinzena de janeiro. A Unidade desenvolve atividades lúdicas e práticas, sensibilização e visitas monitoradas com escolas da rede municipal, estadual ou particular e o agendamento pode ser feito pelo telefone (19) 3471-7770, na própria Unidade ou pelo e-mailpublicidade.sma@americana.sp.gov.br