Secretaria de Saúde de Americana estuda ampliar horário de UBSs

Em novembro do ano passado, a UBS da Praia Azul ampliou seu horário de atendimento das 7h30 às 16h30 para as 7h30 às 20h30 – Foto: Marcelo Rocha/Liberal

A Prefeitura de Americana está avaliando a ampliação do horário de funcionamento das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, seguindo o exemplo bem-sucedido da unidade da Praia Azul, que estendeu seu expediente em novembro de 2023.

Em novembro passado, a UBS da Praia Azul aumentou seu horário de atendimento das 7h30 às 16h30 para as 7h30 às 20h30. Como resultado, o número de atendimentos na unidade subiu 70%. Entre janeiro e abril deste ano, foram realizados 23.013 atendimentos, comparados a 15.973 no mesmo período do ano anterior. No novo horário, das 16h30 às 20h30, a unidade atendeu, em média, 1.340 pessoas por mês.

“O município tem que ser um facilitador no acesso aos serviços públicos em todas as áreas, como neste caso. A dinâmica observada no bairro indicava para nós a importância de oferecer mais tempo para as pessoas procurarem a unidade e não adiarem os cuidados com a própria saúde”, afirmou o prefeito Chico Sardelli (PL).

A ampliação visa facilitar o acesso dos moradores que têm dificuldade em buscar os serviços durante o horário comercial. Carlene da Costa, moradora do bairro, destacou a importância da mudança: “Eu achei muito importante essa mudança, porque tem muita gente que trabalha e não pode vir de manhã ou à tarde. No meu caso, eu até prefiro mais tarde, porque é mais tranquilo. O atendimento à noite para mim ficou ótimo”, relatou.

O atendimento no horário estendido segue a rotina dos serviços oferecidos, com agendamento prévio. A UBS da Praia Azul conta com uma eAP (Equipe de Atenção Primária) à Saúde e duas equipes de ESF (Estratégia Saúde da Família), oferecendo consultas com clínico geral, pediatra e ginecologista, além de serviços odontológicos, curativos, aplicação de vacinas, exames laboratoriais e acompanhamento de pré-natal.

“A experiência de estender o horário do atendimento tem se mostrado muito eficiente e agradado à população pela facilidade no acesso aos serviços que a unidade oferece. Essa medida tem como propósito dar mais comodidade aos moradores, considerando sempre o contexto da rotina das pessoas, de forma a proporcionar uma assistência com melhor acolhimento e humanização”, concluiu o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

Rolar para cima