O Clube da Melhor Idade de Nova Odessa sedia na próxima sexta-feira, dia 10, um mutirão de testes rápidos de Hepatite C, direcionado a homens e mulheres. A Associação Brasileira dos Portadores de Hepatites (ABPH) promove o evento em parceria com o Rotary Club e tem apoio da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde. A ação é aberta ao público, para todas as idades e ocorre das 8h às 11h.
“O evento busca diagnosticar portadores do vírus que desconhecem a situação em que se encontram. A doença é assintomática até as suas fases mais avançadas e, geralmente, quando o portador percebe os primeiros sintomas, a situação se agravou. A única possibilidade de cura então seria o transplante de fígado”, explica o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato.
A campanha da ABPH defende a ideia de que o exame de sangue simples, conhecido como hemograma completo, deveria incluir, automaticamente, o teste rápido das Hepatites B e C. Desse modo, a iniciativa diagnosticaria centenas de milhares de pessoas e garantiria que todas tivessem a vida salva, além de ter mais qualidade na velhice.
“Com apenas uma picada em um dos dedos das mãos, todos os participantes saberão se possuem ou não a doença”, explica Cocato. Em caso de testes positivos, profissional especializado da Secretaria Municipal de Saúde faz o encaminhamento necessário e oferecerá todas as informações para que o tratamento do paciente seja iniciado o mais breve possível.
Quem lidera o projeto global é exatamente o Brasil, onde cerca de 3 milhões de pessoas são portadoras da Hepatite C. No mundo, há 500 milhões de pessoas que carregam os vírus das Hepatites B e C. No entanto, apenas 5% dos casos são diagnosticados. A iniciativa do “Hepatitis Zero Project” partiu de um sobrevivente do vírus, o brasileiro Humberto Silva, junto ao Rotary Internacional.
Criada em 2012, a Associação Brasileira de Portadores de Hepatites tem como objetivo mobilizar os brasileiros infectados com o vírus da Hepatite C e encontrar aqueles que convivem com a doença sem saber. A ABPH tem atendimento nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife e, em breve, Belo Horizonte.