Uma parceria entre as secretarias de Educação e Esportes, Lazer, Cultura e Turismo garantiu a realização dos Jogos Escolares 2018, em Nova Odessa. O anúncio foi feito pelos secretários Levi Tosta (Esportes) e Claudicir Brazilino Picolo (Educação) ao prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza. “Hoje vocês estão realizando um desejo antigo do meu coração. Eu fico muito feliz de receber essa notícia. Parabéns pelo esforço conjunto em prol desta realização”, afirmou Bill.
Os jogos escolares serão disputados pelos alunos da fase II das Emeis (escolas municipais de Educação Infantil) e do 1º ao 5º das Emefs (escolas municipais de Ensino Fundamental). As competições irão movimentar mais de 2 mil alunos a partir de 20 de setembro, data da abertura oficial, com evento na Emefei (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil) Prefeito Simão Welsh.
Na ocasião, será realizado hasteamento das bandeiras, acendimento da pira simbólica dos jogos e juramento dos atletas. A primeira prova será de atletismo para as crianças da educação infantil, já na abertura. E, para incentivar a participação, não haverá pódio. Todos receberão medalhas.
“Há algum tempo o prefeito vem sonhando com a ‘competição’ entre os alunos da rede municipal e me incumbiu de fazer acontecer. O evento só pode ser realizado graças a participação da Educação”, explicou Levi Tosta. “Os jogos têm diversos benefícios aos nossos alunos. Nós trabalhamos pelo desenvolvimento global das crianças e o campeonato servirá para consolidar tudo que temos feito durante o ano, como valores, promoção à saúde e qualidade de vida”, destacou Claudicir.
O calendário do evento está sendo preparado desde maio pelo professor Roger Prado, da Secretaria de Esportes. “Além do atletismo, vamos ter provas de basquete, handebol, futsal e câmbio, que é o vôlei adaptado. Haverá competição em todas as escolas, com intercâmbio de alunos para que todos tenham a oportunidade de conhecer as outras unidades de ensino da cidade”, adiantou ele. As semifinais e finais estão programadas para o Ginásio Municipal de Esportes Jaime Nércio Duarte, do Santa Rosa.
Segundo Roger, para demonstrar a modalidade e divulgar a prática na região, os Jogos Escolares irão receber provas de apresentação de touchball, o rúgbi escolar. “Toda a organização desta parte ficará por conta da Federação Paulista de Rúgbi que deseja popularizar a modalidade para os municípios”, contou. O professor ainda destacou como importante a participação dos professores da Educação, que irão acompanhar e monitorar os alunos, bem como os do Esporte, que organizarão as partidas e apitarão os jogos.
Também participaram do anúncio dos Jogos Escolares ao prefeito Bill as diretoras Rosimar Paschoalin (Ensino Fundamental) e Fabiana Vaughan (Educação Infantil), além da assessora da Secretaria de Esportes, Adriana de Souza.