O Secretário de Saúde de Americana, Danilo Carvalho Oliveira, visitou o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de São Paulo, em companhia dos secretários de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, Lucimeire Cristina Coelho Rocha, e de Nova Odessa, Nivaldo Luiz Rodrigues. Eles foram recebidos pela coordenadora do SAMU-SP, Maísa Ferreira dos Santos.
O objetivo da visita foi obter informações relevantes sobre o serviço, para a elaboração de um projeto de âmbito regional. Atualmente, Americana possui o serviço de transporte de urgência e emergência (setor 192), mas tem a intenção de transformá-lo em um SAMU, com as diretrizes do Ministério da Saúde para o seu funcionamento e regulação. Nesse caso, o serviço seria compartilhado entre os três municípios.
“A nossa intenção é criar um SAMU regional, pois temos total condição de assumir esse serviço de forma compartilhada, considerando os custos para a sua implantação e operacionalização. A demanda por esse tipo de transporte de paciente é muito grande e uma ação regional conseguiria atender satisfatoriamente os três municípios”, destacou Danilo.
O serviço 192 de Americana conta atualmente com duas ambulâncias de suporte básico e uma equipe composta por quatro enfermeiros, seis motoristas, nove técnicos de enfermagem, um servente e um porteiro. Durante o mês de agosto o setor realizou 610 atendimentos, praticamente 20 atendimentos a cada dia.
Parto humanizado
Na sequência, o Secretário visitou o Hospital Municipal Maternidade Dr. Mário de Moraes Altenfelder Silva, também na cidade de São Paulo. A visita foi realizada em companhia da vereadora Professora Juliana. O objetivo foi conhecer a estrutura oferecida às gestantes, bem como a prática de parto humanizado existente naquela unidade hospitalar.
Em atividade há 48 anos, a maternidade é referência na cidade de São Paulo com média de 500 partos por mês, sendo 70% natural. A unidade presta assistência em saúde da mulher e do recém-nascido com excelência e de forma humanizada, é especializada em ginecologia e possui 174 leitos (incluindo UTI neonatal e adulto), Banco de Leite Humano, aromaterapia, Sala Borboleta (espaço para o luto em casos de óbitos dos bebês), entre outros espaços voltados à humanização do atendimento.
O secretário de Saúde explicou que a visita teve como propósito conhecer a dinâmica e sobre o parto humanizado, para incrementar os processos referentes ao parto no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi (HM). “Americana já realiza trabalhos voltados para o parto humanizado, mas é sempre bom conhecer a realidade de quem é referência no assunto, como é o caso dessa maternidade. Com certeza, muito do que vem sendo feito por ela poderá ser aplicado ao trabalho feito na maternidade do HM”, concluiu.