Um espaço cultural acessível e para todos. O Teatro Municipal “Manoel Lyra” de Santa Bárbara d’Oeste recebe nesta semana obras de acessibilidade. Além deste, muitos prédios públicos já foram contemplados com as ações. Desde 2013, Santa Bárbara d’Oeste vem se transformando dia após dia em uma cidade com mais acessibilidade.
Para proporcionar igualdade para pessoas com deficiência, pessoas com mobilidade reduzida ou obesas no Teatro, a Prefeitura executa adequações necessárias para cadeirantes, deficientes físicos e visuais com colocação de barras, piso tátil, poltronas especiais para obesos e espaço definido para cadeirantes, além de melhorias nas portas e rampas, bem como nos banheiros femininos e masculinos de uso público e dos camarins.
Outro espaço contemplado no Programa de Implantação de Acessibilidade foi o Museu da Imigração, que terá alteração na largura das portas, reformulação do espaço expositivo, nova iluminação, instalação de elevador panorâmico, além da construção de rampa, instalação de piso tátil e construção de banheiro adaptado – atendendo a Norma Brasileira NBR 9050.
Também receberam as obras o Centro Cultural e Biblioteca “Professor Léo Sallum”, na Cidade Nova, e o CAIC Irmã Dulce, no Santa Rita, onde foram instalados elevadores, além do Centro Cultural Edgard Tricânico D’Elboux, no Conjunto Roberto Romano, a Biblioteca “Maria Aparecida de Almeida Nogueira”, no Centro, CRAS do São Fernando, Pronto Socorro “Dr. Afonso Ramos”, EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Padre Mário Dantas de Menezes, na Vila Linópolis, em postos de Saúde, da nova Avenida Corifeu de Azevedo Marques, Terminal Urbano e Praça Central, entre outros pontos.
Paralelo a isso, Santa Bárbara conta com ônibus com plataformas, novo Táxi Adaptado, prédios públicos com rampas e corrimãos, lombofaixas e um amplo trabalho de conscientização.