Três seções eleitorais serão transferidas em Americana por questões de acessibilidade

Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (19), o chefe do cartório da Zona 158, Márcio Uchida, confirmou que três seções eleitorais serão transferidas da Escola Estadual Professora Niomar Apparecida Mattos Gobbo do Amaral Gurgel para o prédio vizinho da Casa da Criança Maíra, no Parque Gramado, em Americana. A mudança é motivada por uma determinação judicial que proíbe a instalação de seções eleitorais em andares superiores de edifícios sem elevador, visando garantir a acessibilidade para eleitores com deficiência.

No pleito nacional de 2022, a escola teve três seções no segundo andar, gerando reclamações de eleitores devido à falta de acessibilidade. Uchida explicou que, na época, não havia soluções viáveis e que escolas particulares como Senai e Dom Bosco, que possuem elevadores, não enfrentaram esse problema.

A determinação judicial, que começou a ser aplicada no segundo turno das eleições de 2018, tem sido reiterada em cada pleito. O cartório da Zona 158 está empenhado em cumprir a ordem, embora as seções específicas a serem transferidas ainda não tenham sido definidas.

Por outro lado, o cartório da Zona 384 informou que não haverá alterações nos locais de votação para suas seções e que os requisitos de acessibilidade estão sendo devidamente atendidos conforme o Estatuto da Pessoa com Deficiência Física.

Rolar para cima