A Secretaria de Planejamento, por meio da Unidade de Desenvolvimento Econômico, informa que estão abertas as inscrições para participar do programa “Bolsa Empreendedor”. O objetivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, responsável pelo projeto, é apoiar os empreendedores informais em situação de vulnerabilidade de todo o Estado.
A ação está estruturada e é oferecida a população das seguintes maneiras: uma qualificação empreendedora em parceria com o Sebrae, formalização e bolsa-auxílio de R$ 1000, dividido em 2 parcelas de R$ 500.
Para participar é necessário ser maior de 18 anos, estar desempregado, não constar como empresário, sócio ou administrador de pessoa jurídica inscrita no CNPJ e ser morador do Estado de SP.
O Bolsa Empreendedor é para quem deseja abrir uma MEI, ter um pequeno negócio ou se formalizar e crescer e de acordo com a organização, pretende-se contemplar 100 mil pessoas em todo o estado.
Nos municípios atendidos pelo Sebrae Piracicaba, estima-se que duas mil pessoas serão atendidas. O Programa é aberto a todos os desempregados ou informais, mas a prioridade é para mulheres, jovens, pretas(os), pardas(os), indígenas ou PCD.
Confira a programação:
Inscrições: até 19 de Setembro.
Divulgação dos selecionados: até 22 de setembro – candidatos selecionados na primeira chamada receberão comunicação via SMS e e-mail
Cursos: turmas distribuídas de setembro a dezembro
Primeira turma iniciando dia 27 de setembro
Cursos de 1 semana de duração (carga horária média 20hrs)
As instruções para acesso ao curso (sala virtual ou local físico no município) serão enviadas em conjunto com a comunicação da seleção para o programa.
Cidadãos não selecionados na primeira chamada poderão ser convocados para vagas não preenchidas, e serão comunicados conforme disponibilidade das turmas dos cursos (até dezembro)
A organização informou ainda que serão oferecidos cursos presenciais nos municípios de Limeira, Santa Bárbara D’Oeste, Capivari, São Pedro, Americana e Piracicaba e que essas cidades serão pólo do Programa Bolsa Empreendedora, além de atender os munícipes das cidades vizinhas.