O vereador Rafael Macris (PSDB) está trabalhando para aumentar o número de jovens cadastrados na ID Jovem, programa que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual.
O parlamentar afirmou que o primeiro passo para aumentar o número de inscritos é a divulgação dentro das instituições de ensino. “Em parceria com a subsecretaria de Juventude de Americana, pretendo me reunir com os grêmios estudantis para uma melhor divulgação do documento dentro das escolas municipais e estaduais”.
O documento faz parte da Lei da Juventude e garante meia-entrada em cinemas, shows, teatros, jogos de futebol, e quaisquer outras áreas culturais, como museus, parques naturais, além de reserva de assentos em viagens interestaduais, 2 assentos com 100% de gratuidade e 2 assentos com no mínimo 50% de gratuidade do valor da passagem, sendo válidos ônibus, trens e barcos de classe convencional e a isenção em concursos públicos e vestibulares de universidades e institutos federais, assim como qualquer cidadão cadastrado no CadÚnico.
A ID Jovem é destinada às pessoas com idade entre 15 e 29 anos, pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses. O benefício vale também para não estudantes.