Vereadores buscam informações para implantar PAT em Nova Odessa

A presidente da Câmara Municipal de Nova Odessa, Carla Lucena (PSDB), recebeu a representante do Sert (Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho) para tratar sobre a possibilidade da implantação de um PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) em Nova Odessa. No encontro, que contou com a presença de Ana Paula Marques Ferreira Brunetti, diretora técnica do Centro Regional Campinas, a parlamentar teve a informação de que é necessário que a cidade tenha uma CME (Comissão Municipal de Emprego) atuante.

“Hoje, para alguns serviços, os novaodessenses precisam se deslocar até Americana, inclusive para a habilitação ao Seguro-Desemprego. Sem contar que o PAT promove o encontro trabalhador e empregador de maneira ágil, minimizando o custo social causado pelo desemprego”, disse Carla.

Para a diretora técnica, o primeiro passo para que a cidade possa pleitear um PAT é a reativação da CME. A comissão é organizada de forma tripartite e igualitária, com representantes do poder público municipal, dos trabalhadores e dos empregadores. A CME deve se reunir periodicamente para buscar soluções coletivas para o desemprego no Município.

“Nova Odessa já teve uma Comissão atuante no passado, me proponho a procurar os documentos e encaminhá-los para o conhecimento da presidente. Após a documentação em mãos, o importante será reunir os novos representantes e reativá-la. “Após este processo, vocês já podem solicitar à Secretaria não só o PAT, como também outros trabalhos de empregabilidade para já atender a demanda local”, explicou Ana Paula.

O PAT oferece serviços como intermediação de mão de obra; habilitação ao Seguro-Desemprego; emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social; além do Emprega São Paulo / Mais Emprego.

Carla juntamente com Marcos Antonio de Jesus, assessor do vereador Tiago Lobo, que na reunião representou o parlamentar que já apresentou um requerimento sobre o assunto, se colocaram a disposição para estudarem a melhor maneira de reativar a comissão e em seguida, fazer o pedido diretamente à Sert

Rolar para cima