A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu) – Unidade de Limpeza Pública, vai iniciar a partir de segunda-feira (1º de outubro) o trabalho de mutirão de limpeza na região do bairro Jardim Alvorada. Os moradores podem colocar nas calçadas móveis e materiais inservíveis para o recolhimento das equipes de volumosos e de cata-treco da SOSU.
Nesta sexta-feira (28), a prefeitura conclui a limpeza na região da Praia Azul. Desde o início do trabalho, em agosto, foram retiradas 36 toneladas de materiais inservíveis e 228 toneladas de entulho, incluindo a vegetação e aguapés retirados durante a limpeza realizada na orla da praia, segundo informações da SOSU.
Segundo o secretário da SOSU, Adriano Alvarenga Camargo Neves, o trabalho realizado no município visa conscientizar a população quanto ao descarte irregular e executar a limpeza do bairro. “Recentemente foi aberto um Ecoponto na região da Praia Azul e com esse mutirão de limpeza realizado, esperamos que os locais onde ocorriam descartes irregulares permaneçam limpos e que a população passe a descartar nesse Ecoponto, sob pena de infração, passível de multa. O objetivo é evitar a proliferação de vetores e, por consequência, reduzir a transmissão de doenças e danos ao meio ambiente”, explicou.
Os materiais inservíveis também podem ser levados nos ecopontos do município, localizados no Parque Universitário (Avenida Gioconda Cibin), Jardim dos Lírios (Rua Seriemas, próximo à Garagem Municipal), Jardim Bertoni (Avenida Roma, esquina com Rua Madri), Jardim da Paz (Rua Estevão Carlos Vicentini, 175, no Residencial Dona Rosa), Antonio Zanaga (Rua Rayon Viscose, 209) e na Praia Azul (Rua dos Pinhais, 61, esquina com Rua Pantanal).
Os ecopontos funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, aos sábados, das 8h às 17h, e aos domingos, das 8h às 12h. Cada morador pode descartar diariamente um metro cúbico de material.